segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A problemática da educação


  
Houve atraso das aulas no inicio de mais um ano letivo em toda rede municipal de ensino por falta de professores e não se sabe de onde vem a falha, é do sistema? É do estado, do município ou do governo federal? Onde está esse sistema abstrato que desestrutura toda uma rede de ensino, num país multifacetado, de várias regiões, especificidades, culturas, rico em tudo, na natureza, seu solo, seu povo, rico em leis (que são tantas) e rico também no não cumprimento dessas leis?

Considerando a vastidão do nosso país e suas riquezas, fica a pergunta: porque ainda somos considerados país do terceiro mundo? O que possibilita um país ao crescimento? As pessoas que nele habitam, -diriam os sábios e estudiosos-, suas políticas públicas e consequentemente a vontade política dos governantes, eleitos pelos habitantes desse país. Portanto, a efetivação das políticas públicas sociais que envolvem a educação, a saúde, assistência social, habitação, etc., depende e muito da vontade dos governantes, e daí vem a falha do sistema!

Mais uma vez o senso comum reflete nos rostos das crianças e adolescentes que retornam às aulas e logo na primeira semana, sente qual é o compromisso do poder público quanto a educação, FALTA PROFESSORES! O profissional primordial para mover a mola propulsora de uma sociedade consciente, firme em seus propósitos, de um ideal igualitário e justo, não é valorizado como deveria, salas superlotadas, salários defasados, jornadas duplas, triplas de trabalho, refletindo no aluno e na sua efetiva educação, proporcionando uma relação de desânimo interagindo no universo escolar.

Um país forte é aquele que investe na educação desde as séries iniciais, para que a criança não perca o interesse pelos estudos e continua acompanhando a vida do pequeno cidadão, em sua evolução educativa para se relacionar de igual para igual com qualquer grande nação! O Brasil bem que merece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário